Dakelh – Sistema de transliteração Silabário nativo canadense
Teclado virtual dakelh
O teclado virtual dakelh permite que insira caracteres diretamente com o rato. Não há necessidade de ajustar o teclado para digitar o texto num outro alfabeto. A transliteração de cada carácter suportado fica à direita dele. Então pode converter o seu texto de um alfabeto para noutro, dependendo do sistema escolhido para a transliteração.
Síntese do idioma
O dakelh (Dakelh, transliterado em silabário em ᑕᗸᒡ), e mais precisamente o dakelh do sul, também conhecido como carrier, é uma lingua atabascana da família na-dene, falada pelos Dakelh na região central da Colúmbia Britânica, no Canadá, por cerca de mil falantes.
Sistema de transliteração: Silabário nativo canadense
O silabário dakelh, ou silabário Dené, é derivado do silabário Cree. Foi inventado em 1885 pelo Padre Adrien-Gabriel Morice na Missão Stuart Lake em Fort St. James. Este script é chamado dulkw’ahke em carrier, o que significa “pés de rã”.
Regra específica
- Pois que o silabário dakelh não é sensível à caixa, a primeira palavra de cada frase é escrita com uma letra maiúscula na transliteração do alfabeto em caracteres latinos.
Ligações sobre o dakelh
Outras línguas suportadas
As outras línguas suportadas são: abcázio, adiguês, altai, antigo eslavo eclesiástico, arménio (ocidental), arménio (oriental, clássico), azeri, bashkir, bielorrusso, búlgaro, cazaque, cherokee, chuvache, georgiano, grego, iacuto, inguche, inuktitut, japonês, macedónio, moldávio, osseto, quirguiz, russo, sérvio, tamazight, ucraniano, udmurte e vai.