Arménio (oriental, clássico) – Sistema de transliteração ISO 9985
Teclado virtual arménio (oriental, clássico)
O teclado virtual arménio (oriental, clássico) permite que insira caracteres diretamente com o rato. Não há necessidade de ajustar o teclado para digitar o texto num outro alfabeto. A transliteração de cada carácter suportado fica à direita dele. Então pode converter o seu texto de um alfabeto para noutro, dependendo do sistema escolhido para a transliteração.
Síntese do idioma
O arménio clássico, chamado grabar ou krapar (գրաբար, ou literário) pertence à família das línguas indo-européias. Língua morta usada do ano 405 ao século XI, é a língua litúrgica da Igreja Apostólica Arménia.
Sistema de transliteração: ISO 9985
O standard internacional ISO 9985 de 1996 estabelece um sistema de transliteração em caracteres latinos do arménio moderno. Note que neste sistema, č (prestado por չ) colide com a transliteração de Hübschmann-Meillet (onde č é dado por ճ).
Este sistema recomenda-se para comutações bibliográficas internacionais (é também a base de romanização simplificada de nomes de lugares e nomes de pessoas), onde combina-se perfeitamente com a codificação ISO 8859-2 pelos caracteres latinos e usada na Europa Central.
Outros sistemas de transliteração pelo arménio (oriental, clássico)
Os outros sistemas de transliteração atualmente suportados pelo arménio (oriental, clássico) são: BGN/PCGN e Hübschmann-Meillet.
Livros
GRABAR. An Introduction to Classical Armenian
por Jean-Francois R. Mondon, editora Lincom GmbH (2012)
[ Amazon.com]
Outras línguas suportadas
As outras línguas suportadas são: abcázio, adiguês, altai, antigo eslavo eclesiástico, arménio (ocidental), azeri, bashkir, bielorrusso, búlgaro, cazaque, cherokee, chuvache, dakelh, erzia, georgiano, grego, iacuto, inguche, inuktitut, japonês, macedónio, moldávio, osseto, quirguiz, russo, sérvio, tamazight, tigrínia, ucraniano, udmurte e vai.