Abcázio – Sistema de transliteração ISO 9
Teclado virtual abcázio
O teclado virtual abcázio permite que insira caracteres diretamente com o rato. Não há necessidade de ajustar o teclado para digitar o texto num outro alfabeto. A transliteração de cada carácter suportado fica à direita dele. Então pode converter o seu texto de um alfabeto para noutro, dependendo do sistema escolhido para a transliteração.
Síntese do idioma
A língua abcázia (аҧсуа бызшәа) pertence ao grupo abecásio-abaza da família de línguas caucasianas do noroeste. Língua oficial da Abecásia, no Cáucaso, ao lado do russo, conta cerca de 110 000 falantes. O abcázio escreve-se numa variação do alfabeto cirílico desde 1954, que conta 62 letras, incluindo os digrafos.
Sistema de transliteração: ISO 9
A norma internacional ISO 9 estabelece um sistema de transliteração dos caracteres latinos aos caracteres cirílicos que constituem um número de línguas eslavas e alguns que não são delas. Este sistema é unívoco, ou seja, cada carácter é representado por um carácter equivalente (com a ajuda dos sinais diacríticos). Representa a ortografia original e permite a transliteração reversa (retroconversão). As primeiras versões da norma foram baseadas no sistema científico, mas a versão mais recente, a norma ISO:1995, favorece a não-ambigüidade da transliteração à representação fonética.
Outros sistemas de transliteração pelo abcázio
Os outros sistemas de transliteração atualmente suportados pelo abcázio são: ALA-LC, BGN/PCGN e TITUS.
Livros
Parlons abkhaze : Une langue du Caucase
por Michel Malherbe, editora L’Harmattan (2014)
[ Amazon.com]
Outras línguas suportadas
As outras línguas suportadas são: adiguês, altai, antigo eslavo eclesiástico, arménio (ocidental), arménio (oriental, clássico), azeri, bashkir, bielorrusso, búlgaro, cazaque, cherokee, chuvache, dakelh, erzia, georgiano, grego, iacuto, inguche, inuktitut, japonês, macedónio, moldávio, osseto, quirguiz, russo, sérvio, tamazight, tigrínia, ucraniano, udmurte e vai.