O que é a transliteração?

A transliteração consiste em representar os caracteres de uma escrita pelos de uma outra, a operação sendo reversível. O uso de acentos ou ligaduras resolve o problema do número de caracteres diferente entre os alfabetos dos dois sistemas de escrita.
O primeiro objetivo desta operação de conversão é de permitir a reconstrução automática e inequívoca do texto original (também conhecido como retroconversão). Numa palavra, a transliteração de um texto transliterado deve retornar ao original.
Por isso, usam-se padrões. Estes padrões de normalização definem as regras de transliteração: quais caracteres são substituídos por quais outros e em que casos. Existem muitos, mas os principais sistemas utilizados para a romanização são o ISO-9 (para o cirílico), o ALA-LC (para representar os nomes bibliográficos nas bibliotecas anglo-saxões) e o BGN/PCGN (para os nomes geográficos e os nomes de pessoas).
A romanização é uma transliteração de um alfabeto que não é latino no alfabeto latino.

A transliteração não é uma tradução

Durante o processo de transliteração, uma palavra escrita num sistema de escrita (alfabético ou silabário) é transposta para outro, como por exemplo do alfabeto latino no silabário inuktitut. Noutras palavras, nenhuma tradução está envolvida neste processo. Se a palavra fonte não significa nada na língua em questão, a sua transliteração também não significará nada, mesmo que poderia dar a impressão de ser uma palavra nesta língua como está escrita no seu sistema alfabético ou silábico.

A que serve a transliteração?

É especialmente usada por bibliotecas ou para o tratamento de dados de texto.
Quando um usuário está a procura de uma informação ou faz uma indexação do conteúdo de um documento, a transcrição pode encontrar as informações escritas num alfabeto diferente, e devolvê-las no sistema de escrita do utilizador.
A transliteração também permite usar um teclado num alfabeto para escrever um texto num outro. Por exemplo, pode usar esta técnica para usar um teclado QWERTY para digitar um texto no cirílico.

 
Este site usa cookies para fins estatísticos e de publicidade. Ao utilizar este site, você aceita o uso de cookies.